sábado, 30 de abril de 2011

"Os assassinos", de Robert Siodmak, por João Vitor de Macêdo Pascoal


O filme se desenvolve principalmente em torno de Jim Reardon que trabalha em uma seguradora, e é designado para encontrar a beneficiária deixada por Pete Lund , um pugilista aposentado conhecido pelo apelido de sueco, morto por dois homens na cidade de Brentwood. Apesar de ser assassinado no início do filme, Lund é essencial para o desenvolvimento da obra já que retorna em diversas cenas que mostram as lembranças de outros personagens. Mas tudo isso por conta de Reardon que mesmo após encontrar a beneficiária deixada pelo sueco não dá seu trabalho por acabado e tenta descobrir a razão do assassinato de Lund.

Nessa busca ele se encontra com o tenente Lubinsky que é de grande ajuda para solucionar o caso, e também com a sedutora Kitty pela qual o sueco era apaixonado, ao ponto de assumir um crime cometido por ela e passar três anos na cadeia. Após a saída da cadeia, o sueco comete outro crime, um roubo a uma fábrica de chapéus, atraído novamente por Kitty, que era esposa do mentor do roubo, um homem chamado Colfax. Após o roubo houve muita discórdia entre os membros da gangue por conta da partilha do dinheiro roubado, e Colfax começa a “apagar” os seus comparsas.
O sueco então vai morar em Brentwood, na tentativa de começar uma nova vida, mas tempos depois do roubo, Lund que trabalhava no posto de gasolina, recebe um cliente indesejado: Colfax. Esse é o fato que gera o assassinato do sueco, Colfax fica com medo de que Lund o denuncie para alguém.

The Killers aborda bastante as emoções dos personagens, Lund por exemplo, demonstrava estar cansado da vida, já que tentou se matar no hotel, e esperou resignado pelos seus assassinos, ainda assim era um homem de bom coração, pois assumiu um crime cometido por Kitty, e deixou um seguro para a arrumadeira do hotel que o impediu de cometer suicídio. Já Kitty usava de sua beleza para convencer as pessoas a fazer aquilo que desejava, e demonstra sua falta de caráter na última cena do filme, quando diante do marido quase morto tem como única preocupação que este antes de falecer diga aos detetives que ela é inocente nos crimes cometidos. Também merecem destaque o tenente Lubinsky, responsável pela prisão de Lund mesmo sendo este um amigo de infância, a ganância de Colfax que tenta eliminar os comparsas para ficar com todo o dinheiro, e a coragem de Jim Reardon, principal responsável pela solução do crime.

Com características clássicas do cinema noir, como o assassinato, a mulher fatal e o uso constante de flashbacks, “The Killers “ é um filme muito bom, que prende a atenção de quem o assiste. Feito na década de 40, não possuía tecnologia para “mascarar” uma obra ruim, por essa razão ganham destaque as atuações de seus atores e o seu enredo. Com diálogos e trilha sonora cativantes é uma das principais obras do diretor Robert Siodmak.

Nenhum comentário: