quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

"A nostalgia como ferramenta", por Amanda Letícia


Ao ser conhecido em primeiro momento como uma doença, até os dias de hoje, o conceito de nostalgia mudou muito. Na contemporaneidade, a nostalgia está sendo usada como uma importante ferramenta para os meios de publicidade, encontrando no passado, um meio de obter mais lucro, assim também como na psicologia, como ajuda em doenças como a depressão Este século esta sendo caracterizado como uma época em que está havendo um florescimento da nostalgia. As pessoas estão cada vez mais se apegando no passando, tendo lembranças afetivas das suas gerações, relembrando um tempo que jamais voltará. Para o mundo da publicidade, o tempo não poderia ser melhor. A nostalgia está sendo usada como apelo, mostrando ser altamente persuasiva. Não necessariamente as pessoas só sentem nostalgia por algo que viveram, mais também pelo tempo que não puderam viver, mas que se identificam. Esse apelo está cada vez mais evidente no mercado, como as séries de TV famosas, que mesmo tendo acabado, estão a anos passando suas reprises, assim como programas de TV e comerciais. A sétima arte também não fica de fora, os filmes antigos que fizeram sucessos estão cada vez mais tendo versões atualizadas, ou até jogos que eram conhecidos por toda uma geração, viram filmes, tendo recordes em bilheteria. As roupas e acessórias são os mais visados pelo mercado. Termos como vintage e retrô estão em alta. Já é comum ver as pessoas nas ruas usarem roupas dos anos 50, 60, ou fazendo uma junção entre a moda de antigamente e o da atualidade. Com esse apelo, as indústrias, através das campanhas, ligam a marca à experiência do consumidor a sua infância ou juventude, ou também aqueles que mesmo não tendo vivenciado, tem um grande fascínio por outras épocas. As pessoas reagem melhor aos nomes de produtor que evoquem esse sentimento nostálgico. Isso acontece pela grande pesquisa das empresas que visam publico alvo de acordo com a idade e suas características, nível social, entre outros, tornando as pessoas mais sensíveis a apreciar os produtos. Para alguns especialistas, esse resgate ao passado, essa busca por objetos de época, o apego as coisas que já fizeram sucesso antigamente, tanto da indústria como das pessoas, mostra a falta de criatividade que essa nova geração tem, de não haver mais criações inovadoras, agora é só o incessante resgate do que já foi bom um dia. Isso ocasionado pela falta de identidade que essa geração está tendo, sem algo único, que deixe uma marca, na tentativa de unir todas as épocas em uma só. Já para outros especialistas nada é novo de verdade, tudo é uma cópia, uma junção. Algo sempre se origina de outra coisa que veio primeiro, e como essa é a geração da informação, graças à alta tecnologia, descobrimos mais sobre o passado e o queremos reviver, coisa que nas épocas passadas não era possível. A nostalgia não está sendo usada só pela indústria mercadológica. Na medicina ela vem se mostrando uma grande aliada no combate a depressão. Alguns pesquisadores acreditam que ao fazer o paciente relembras o passado e os momentos que viveu, ele poderá entender que, como nas situações difíceis que ele viveu no passado, no presente ele também conseguirá superar e perceber que ele pode voltar a ser como já foi um dia, que ainda há esperança e que o paciente assim possa sair da depressão. Já outros pesquisadores acreditam que fazendo isso, o paciente só irá ficar ainda mais triste, por pensar em como foi e em como pôde ficar tão pior, em como a vida dele era boa e como agora ele estragou, fazendo com que o quadro do paciente ainda fique mais grave. Os estudos ainda estão sendo feitos e até a conclusão, com resultados sólidos, a discussão continuará. A nostalgia é um sentimento universal, todos que tiveram um passado sentem o poder da nostalgia. ela é muito confundida com saudade, apesar de serem parecidas, são diferentes em sua essência, enquanto que sentir saudades de algo ou de alguém é algo que pode ser mudado e resgatado, a nostalgia é um sentimento de algo que jamais voltará. Como em nenhuma outra época, a nostalgia é o assunto do momento, mesmo não se podendo voltar ao passado as pessoas ainda se prendem a esperança de revivê-lo uma vez mais, essa é a aposta das indústrias, e através desse reavivamento, buscar mudanças para o futuro.

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