domingo, 10 de agosto de 2014

"Across the Universe", por Tiago Gaio



Across the Universe é um filme longa-metragem estadunidense do gênero musical, que retrata os anos 1960 e seus acontecimentos, revoluções, rebeldia jovem, guerras e mudanças sociais, ambientando toda essa época através da obra musical da banda inglesa The Beatles. O elenco conta com jovens talentos que interpretam e cantam, além de inserir participações espaciais de outras bandas e artistas roqueiros.

A história começa em Liverpool, a portuária e famosa cidade onde os Beatles surgiram, no início dos anos 1960, que é o contexto temporal da história. Jude canta lentamente a música “Girl” no início do filme, sentado á beira mar, numa praia. A música escolhida serve para dar início narrativo à história (ou às histórias) do filme. Nesse momento, a música é usada como um estopim que dá início à obra, seguido por “Helter Skelter”, numa colagem de imagens que traduzem os turbulentos anos 60.Jude vai para os EUA e acaba encontrando seu pai, que trabalha na Universidade de Princeton. Seu pai saiu da Inglaterra e foi aos EUA ainda jovem e abandonou sua esposa grávida. O personagem vive toda a rebeldia da época, mas costuma ser um jovem calmo, discreto e de poucas palavras.

Jude se apaixona por Lucy, mas descobre que ela tem namorado e desiste. Ele e Max, estudantes universitários, seguem para Nova Iorque de carro e conhecem Sadie, uma jovem ´sexy´ (“Sexy Sadie”), a dona da casa na qual eles se hospedam na cidade. Joe Cocker aparece na história cantando “Come Togheter” em alusão a um jovem guitarrista negro americano que personifica e tem as qualidades do personagem da canção.

A Guerra do Vietnam faz muitas vítimas e Lucy perde Daniel, seu primeiro namorado, morto na guerra. 
Jude e outros jovens da mesma casa que dividem, conhecem Prudence, uma jovem de Ohio foragida de seu ex-namorado. Jude encontra Lucy em Nova Iorque, numa casa noturna na qual Sadie se apresenta como cantora. Os dois se apaixonam e têm um envolvimento amoroso que não dura muito tempo.

Bono Vox aparece como o personagem Dr. Robert e canta “I Am the Walrus”, numa casa de shows. Desse ponto em diante, surgem cenas fantasiosas, personagens infantis, psicodelia e a efervescência social do final dos anos 60, com a Guerra e as revoluções que tomaram conta do mundo em 1968, com muitos presos e mortos.

Jude volta para a Inglaterra e o filme termina na cidade de Londres, onde ele encontra Lucy e ficam juntos novamente. O filme encerra com a música “Lucy in the Sky with Diamonds”.

Análise do musical
O filme, em algumas cenas de diálogo, faz referências às músicas dos Beatles. As músicas do filme exploram a personalidade dos seus respectivos personagens, quando estes personificam personagens das músicas. Muitas músicas são usadas como “mote” para construir as histórias do filme e também são usadas diegeticamente ou como apenas trilha sonora (não diegético). A narratividade também é enriquecida pela música, dando expressividade e até mesmo criando cenas e personagens fantasiosos, ressignificando as músicas e muitas vezes também lhes dando sentido mais completo, pela construção das histórias e personagens por meio das músicas.

Nenhum comentário: