domingo, 7 de novembro de 2010

Trash: trajetória do lixo ao cult, por Germana Glasner



O trash no áudio visual aparece como uma estratégia utilizada pelos produtores independentes norte americanos surgidos a partir da década de 30 que, pelo baixo orçamento, não conseguiam fazer parte de uma produção mainscreen e passaram a realizar filmes com tempo e recurso limitados, figurino e locação improvisados, os chamados filmes “B”.

A principio o termo trash foi considerado literalmente como “lixo cultural”, era dotado de um grande apelo popular e direcionado “as massas”, ou grupos marginalizados, sendo veiculado nas principais mídias. A TV americana da década de 80 foi bombardeada por uma série de programas de auditório sensacionalistas, numa onda chamada de trash TV, ou TV lixo.

Com o tempo, e as facilidades trazidas pela tecnologia, muitos diretores passaram a utilizar o “tosco” não mais como a única opção, e sim como uma opção estilística. E, a partir da década de 90, o trash passou a ter lugar no que se chama cult. Ele que antes era discriminado por ser considerado “lixo”, hoje é admirado no amplo sentido da produção cultural.

Por rejeitar a idéia de produtos que se levam muito a sério o trash cria uma espécie de empatia nos jovens. Estes deixam de participar apenas de maneira passiva desse movimento e começam a criar seus próprios vídeos caseiros lançando-os às novas mídias de divulgação para que possam ser vistos e apreciados por várias outras pessoas. A internet está repleta de vídeos com essa característica “trash-cult-cômica” que acabam se tornando web hits, ou sensações da web.

No Brasil, um exemplo do trash-cult televisivo é o antigo programa de humor chamado “Hermes e Renato”, exibido na MTV, que entre sua grande variedade de quadros estavam suas duas “novelas”, mais parecidas com minisséries pela curta duração. “O Proxeneta” e “Sinhá Boca” eram uma espécie de paródia humorística das novelas tradicionais que estavam repletas de elementos do trash, como: uso de cenários absurdamente falsos, personagens ridiculamente estereotipados, merchandising ainda mais forçados que o normal, além de abortar assuntos bastante comuns na TV de forma ridicularizada. Por essas e outras esse programa fez grande sucesso entre os jovens.

Apesar de estar atrelado à cultura de consumo, o trash, ao surgir e se afirmar como algo fora do padrão, já é em sua essência uma crítica política dotada de um humor irônico. Suas tosqueiras e bizarrices trazem uma imagem carregada de significados, pois através delas o trash cria uma atmosfera tão distante do que é dito real que acaba trazendo uma reflexão tanto do produto televisivo em si quanto do próprio real.

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